Mesmo que seja um item que as pessoas usam há muito tempo, saber como escolher óculos de sol masculino não é tão comum assim.
Não é para menos que há tantos homens que optam por não usar óculos escuros: pode ser porque eles não sabem como escolher óculos de sol masculino e, com isso, acabam escolhendo aqueles que não ajudam na harmonia de sua imagem.
São muitos os fatores a serem verificados quando se trata de comprar óculos masculino de sol: o fator de proteção, o estilo da própria pessoa, a necessidade ou não de grau e, principalmente, o formato do rosto desse homem.
Assim, seja para si mesmo, seja para presentear, aprender como escolher óculos de sol masculino é fundamental para quem valoriza a moda e quer estar bem.
Mais sobre moda: Guia de como um homem deve se vestir
O fator de proteção é o principal a saber sobre como escolher óculos de sol masculino
Há uma razão para que os óculos escuros sejam usados justamente nos dias mais claros: é proteger a visão. Assim, ao se aprender como escolher óculos de sol masculino, é certo que uma das coisas a se verificar é se o fator de proteção é adequado.
Quando se fala em “ser adequado”, inclusive, fala-se em um fator que não seja abaixo de 400, porque isso não serviria para que os olhos fossem protegidos do sol.
Portanto, sempre que alguém está escolhendo óculos escuros, mesmo que seja feminino, verificar junto ao fabricante qual é o fator de proteção solar é indispensável.
Qual é o estilo desse homem?
Toda pessoa tem algum estilo, mesmo aquele que acha que não tem. Pode ser casual, pode ser mais formal, pode ser sexy, pode ser fashion, pode ser retrô: o fato é que os óculos de sol precisam estar relacionados a esse estilo.
Sendo assim, se a pessoa gosta de algo retrô, é claro que os seus óculos de sol também devem ter esse estilo, como os turtle, por exemplo.
Já para quem é fashion e gosta de uma imagem mais sexy, a recomendação são os óculos do tipo aviador, que também atendem bem aos homens que gostam de óculos clássicos.
Precisa ter grau ou não?
Uma coisa a qual nem todos os homens prestam atenção quando escolhem óculos escuros é se eles vão ter grau ou não.
Diferente do que se pode acreditar, não é preciso ficar trocando dos óculos escuros para os óculos de grau constantemente porque os óculos de sol já podem ter o grau embutido nas lentes!
Sem dúvida, ao pensar em como escolher óculos de sol masculino, é preciso considerar se colocar o grau é uma opção porque isso faria com que o homem ficasse mais confortável e não perdesse tempo com a troca constante dos pares.
No caso de ser preciso colocar o grau, é certo que se deve fazer uma pequena avaliação referente ao custo: afinal, ao se escolher o modelo, acaba sendo necessária uma pequena adaptação para ser possível colocar o grau.
E o formato do rosto?
É lógico que, quando se quer saber como escolher óculos de sol masculino, nem todo mundo pensa em verificar o formato do próprio rosto. No entanto, isso é decisivo.
O formato do rosto precisa sempre se encaixar no formato da armação e, para a surpresa de muitos, isso não significa formatos iguais. Na realidade, a indicação é oposta: quem tem rosto redondo, por exemplo, precisa apostar em armações que tenham formato contrário, como o retangular.
Normalmente, quando os homens não têm certeza sobre qual é o formato do seu rosto, existe uma saída prática: os óculos aviadores, que são apropriados para todas as pessoas!
Analisar bem a ótica é primordial
As informações sobre como escolher óculos de sol masculino, até agora, disseram respeito à aparência, mas as pessoas não devem se esquecer de fazer uma avaliação da ótica onde estão comprando.
A verdade é que existem óticas que não oferecem garantia, que não trabalham com pares de boa qualidade e que até dificultam a eventual troca.
Portanto, verificar qual é a opinião de quem já comprou óculos por lá é uma etapa fundamental para que a compra dos pares seja tranquila, sem problemas no pós-venda.