Gestão de Redes Sociais

Como monitorar as métricas das redes sociais

métricas das redes sociais
Written by Luan Pinto

A internet evoluiu muito desde o início da ferramenta. Hoje em dia, as métricas redes sociais movimentam negócios e engajam usuários, promovendo o desenvolvimento da marca e um melhor relacionamento.

O desempenho das marcas no mercado atual depende muito da capacidade delas de atrair e entreter as pessoas por meio das redes sociais.

As métricas são informações criadas para quantificar o impacto dos perfis na web. Alguns exemplos são:

  • Número de curtidas;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de conversão;
  • Engajamento.

Acompanhe o material a seguir para conhecê-las, entender porque é importante ficar de olho nelas e como fazer isso.

Conheça as principais métricas redes sociais

Quando o assunto é rede social, pelo menos três nomes vêm à mente: Instagram, Twitter e Facebook.

Nos tópicos logo abaixo, vamos trazer detalhes e explicações sobre métricas que estão presentes na maioria das redes e que podem ser usadas nessas plataformas para definir melhores estratégias de posicionamento.

Assim, é possível começar a desenvolver uma estratégia de Marketing Digital mais universal.

  1. Número de curtidas

A quantidade de curtidas é a métrica mais básica do Facebook, especialmente para páginas criadas recentemente.

Trata-se de um dos maiores indicadores de crescimento de página, mas tenha cuidado: o número de curtidas é uma métrica de vaidade.

Na aba “Curtidas”, há dois dados muito interessantes, o número total de curtidas e o local de onde elas partem.

A aba “Descurtidas” também é muito valiosa. Com ela, você pode entender quais postagens podem ter feito com que pessoas deixassem de seguir sua página.  

Quando você sabe exatamente quais são os conteúdos mais curtidos, pode planejar ações de Instagram Ads e derivados para continuar gerando mais curtidas, identificando os conteúdos que a audiência tem mais interesse.

Para que essa seja uma métrica mais efetiva, o ideal é conciliá-la com outras métricas e estratégias.

  1. Taxa de cliques

É uma métrica que pode ser usada tanto nas redes sociais quanto em outros canais digitais.  

Para calcular a taxa, basta dividir o número de cliques em um post pelo número de impressões (visualizações) de página. Multiplique o valor por 100 para ter a porcentagem, identificando quantos usuários interagiram com a marca, o que pode significar a evolução no relacionamento.

  1. Taxa de conversão

Uma conversão é toda e qualquer ação que uma estratégia como anunciar no Google Ads tem como objetivo final.

O posicionamento nas redes sociais deve ter objetivos que vão além dos sites. Visitas a sites, preenchimento de formulários e ligações telefônicas são exemplos de índices positivos de conversão, conforme os objetivos da marca.

  1. Engajamento

Corresponde a quaisquer métricas redes sociais que mostram a quantidade de interações entre marca e público.

Curtidas, compartilhamentos, reações e comentários são índices de engajamento.

Eles são essenciais para ter certeza que a produção de conteúdo está chegando até quem deve chegar.

Entenda por que é importante monitorá-las

Uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade de medir o desempenho de uma campanha em tempo real.

O monitoramento pode ser feito de várias maneiras. Hoje em dia, todas as redes sociais possuem ferramentas de análise.

Algumas oferecem dados mais avançados do que outras, mas todas têm pelo menos o básico para um perfil ou página.

Além disso, é preciso conhecimento sobre como funciona o Facebook Ads para saber analisar métricas relevantes e tomar decisões consistentes.

Esse é um dos diferenciais dos profissionais de marketing e demonstra a importância de fazer o acompanhamento adequado das métricas nas redes sociais.

Saiba como monitorá-las

No geral, as métricas são avaliadas por meio de ferramentas disponíveis nas próprias redes sociais.

Quanto maior a página, mais dados precisam ser catalogados e analisados. Por isso é muito importante ter o suporte de uma plataforma especializada. Por isso, elas podem ser divididas conforme os objetivos do negócio.

A seguir, conheça três ferramentas gratuitas e muito úteis para fazer esse acompanhamento.

Veja também: Vantagens de contratar um serviço de gestão de redes sociais

Quintly

Com o Quintly você pode acompanhar até 3 páginas do Facebook, analisar estatísticas sobre a base de seguidores e o engajamento deles com suas postagens.

Você pode personalizar o painel da plataforma com diferentes widgets para rastrear as métricas da sua preferência.

LikeAlyzer

Utilizando métricas pré-definidas, a ferramenta LikeAlyzer calcula o desempenho da sua página fazendo comparações com as principais fanpages do seu nicho.

Ela apresenta uma lista de boas práticas para o profissional de marketing melhorar a pontuação na respectiva rede social. O sistema de pontos vai de 0 a 100.

Iconosquare

Anteriormente conhecido como Statigram, essa ferramenta é uma das melhores para monitorar as métricas do Instagram. 

Com o Iconosquare, você pode verificar o histórico dos seguidores, a quantidade de curtidas e comentários e até mesmo o número de pessoas que não te seguem, mas acessaram fotos e posts por causa de terceiros.

Conclusão

Agora você tem as informações básicas para melhorar as estratégias e métodos de posicionamento nas redes sociais.

Essas métricas fazem toda a diferença na hora de conquistar relevância e, acima de tudo, conversões pela internet.

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Luan Pinto