Casa, Lar e Decoração

Como um gramado sintético pode fazer toda a diferença no seu quintal

gramado sintético
Written by Luan Pinto

Um gramado sintético, muitas vezes, é a melhor alternativa para quem não abre mão de uma decoração segura e duradoura para o ambiente externo. Afinal, o gramado sintético não corre o risco de deteriorar com o tempo e você poderá ter um quintal bonito por muitos anos sem precisar de manutenção.

No entanto, para que isso seja possível, é fundamental comprar uma grama sintética adequada. Isto é, uma grama sintética que faz sentido para o projeto que você está desenvolvendo. Caso contrário ela vai, sim, estragar!

Mas não se preocupe. Neste artigo, você vai aprender como comprar grama sintética para quintal e outros ambientes. Continue lendo e saiba mais sobre esse tipo de revestimento.

Casa, Lar e Decoração

Benefícios do gramado sintético para jardim

O gramado sintético para jardim é realmente muito interessante. Afinal, você não tem sujeira e tem um revestimento altamente durável para uma vida inteira. Tudo o que você precisa fazer, é comprar a grama certa para que ela não se deteriore com o tempo. 

As gramas sintéticas decorativas, por exemplo, não são boas opções para quintais com tráfego. Afinal, elas podem deteriorar caso você pise nelas ou solte pets. Mas é uma boa grama para canteiros ou lugares em que não há movimento de pessoas.

Ainda neste artigo, veja quais características considerar na hora de comprar uma boa grama sintética. Mas antes, vejamos alguns benefícios do gramado sintético para o seu projeto de jardinagem:

  • Pouca (quase nenhuma) manutenção.
  • A grama sintética não estraga no sol/chuva.
  • Fácil de instalar e pouca mão de obra.
  • Deixa o quintal bonito e elegante.
  • Parece grama de verdade.

Pouca (quase nenhuma) manutenção

A grama sintética é ótima para quem não quer mais se incomodar com quintal e gramado. Afinal, o gramado sintético é feito com material 100% polipropileno e isso garante uma usabilidade muito grande, sem precisar de reparos ou manutenções profundas.

Isto é, você não precisa contratar nenhum tipo de manutenção de jardinagem ou coisas do tipo. Afinal, o gramado sintético se mantém inteiro e intacto por muitos anos, só com o cultivo de boas práticas e limpezas básicas.

Além disso, o gramado sintético não estraga no tempo e por isso você não precisa se preocupar com manutenções preventivas (como coberturas ou coisas do tipo). Para garantir que a sua grama sintética fique sempre verdinha, é só comprar o modelo certo para jardins externos.

A grama sintética não estraga no sol/chuva

Um dos ótimos benefícios do gramado sintético é que ele não estraga no sol e na chuva. Isto é, você não precisa se preocupar com situações de desgaste pelo fato de ser um material sintético. Muito pelo contrário: a grama sintética é ótima para durar e você terá esse material por muitos anos!

Mas para isso, certifique-se de que a grama tem proteção UV para não queimar no sol. Isso fará toda a diferença para a vida útil do material, uma vez que essa grama pode ficar exposta ao tempo sem que ela resseque, quebre ou pegue fungos e após umidade.

Fácil de instalar e pouca mão de obra

O gramado sintético, quando comprado corretamente, tem um potencial de durabilidade incrível. E tudo que você precisa fazer é instalar corretamente. Mas não se preocupe, pois esse “corretamente” não exige grandes aventuras, pois o gramado sintético pode ser instalado facilmente e requer pouca mão de obra.

Você pode instalar grama sintética em vários ambientes e não há necessidade de ser um ambiente com piso de concreto. Isto é, você pode instalar em áreas abertas e chão de terra, desde que o chão esteja preparado, alinhado e com quedas para escorrer a água da chuva.

Além disso, o chão precisa ser liso. Ou, no mínimo, sem cascalho ou pedras. Afinal, a manta da grama sintética pode rasgar caso seja aplicada em cima de terrenos impróprios.

Deixa o quintal bonito e elegante

Se você quer criar um quintal bonito e elegante, a grama sintética deve fazer parte desse projeto. Afinal, a grama sintética tem ótimos atributos do ponto de vista estético e você pode criar um acabamento fantástico no seu jardim.

Se comparado a grama natural, a grama sintética fica verdinha o ano inteiro e você não precisa se preocupar com adubação ou outros tipos de cuidados. Muito pelo contrário! A grama fica intacta em todas as estações e você só precisa curtir o ambiente.

Parece grama de verdade

Isso pode passar despercebido, mas não há como não observar: a grama sintética parece grama de verdade! O que é excelente, uma vez que você pode criar um quintal com estética natural e a grama sintética fará bem esse papel de trazer uma sensação de natureza – embora ela seja sintética.

Como escolher o gramado sintético correto para o quintal

Para que você escolha o gramado correto, é fundamental escolher o material certo. Para isso, veja algumas dicas:

  • Folhas largas e espessas.
  • Preparo UV para não queimar.
  • Grama para pisar.

Folhas largas e espessas

Para quintais externos e que vão receber pessoas ou pets, você precisa necessariamente escolher um tipo de grama mais grossa e espessa. Ela é útil para ter uma maior durabilidade, uma vez que haverá tráfego de pessoas no quintal.

Nunca use grama decorativa em quintais que vão receber pessoas ou pets. Afinal, a grama sintética é mais fininha e você poderá perder durabilidade.

Preparo UV para não queimar

Outro fator determinante para ter uma melhor durabilidade da sua grama sintética no jardim, é escolher um tipo de grama com preparo UV para não queimar. Isto é, a grama deve ficar protegida do sol para que fique verdinha o ano inteiro. Por isso, compre modelos que tenham esse acabamento especial!

Grama para pisar

E por fim, lembre-se: compre sempre grama para pisar, e nunca para decorar! A não ser que você queria decorar um quintal retirado e que não vai ter tráfego de pessoas. Nesse caso, a grama decorativa pode ser uma boa opção.

Mas em todas as outras ocasiões, é fundamental escolher uma grama que pode ser pisada para que tenha uma boa durabilidade!

About the author

Luan Pinto