Como comprar óleos essenciais de qualidade? Saiba quais são as principais dicas para identificar se o produto é original e realizar uma compra segura, garantindo que poderá se beneficiar das propriedades para saúde e bem-estar que só os óleos essenciais oferecem.
Os óleos essenciais são substâncias extraídas de plantas, flores, cascas de árvores, entre outros, os quais possuem diversos benefícios para a saúde e bem-estar, bem como: aliviar o estresse, enxaquecas, melhorar o humor, efeito calmante, etc.
Por serem substâncias puras, costumam ter um preço mais caro, por isso, é preciso ficar atento a anúncios com preços muito atraentes, além disso, é preciso ter cuidado para não acabar comprando óleos perfumados que são completamente diferentes dos óleos essenciais.
Como comprar óleos essenciais de qualidade?
A seguir, confira algumas dicas para comprar óleos essenciais de qualidade, sem cair em golpes e evitar gastar dinheiro com imitações:
Nome do óleo essencial
Apesar de parecer muito simples, você ficaria surpreso com quantas marcas entendem isso errado! Um óleo essencial autêntico e genuíno deve ter o Nome Comum e o Nome (em latim) listados no rótulo e na embalagem.
O Nome Comum é como o identificamos em nossa conversa cotidiana, como “Hortelã-pimenta” ou “Gengibre”. O Nome Botânico, por outro lado, é o nome da planta em latim – é o nome científico oficial que os botânicos chamam de Binomial Latino.
Saber se esse nome está presente no rótulo do produto é extremamente importante, porque nos diz exatamente a que gênero e espécie a planta pertence, além de garantir que o produto é original e não uma imitação, por exemplo, óleo perfumado.
Fonte de extração do produto
O rótulo e a embalagem, juntamente com a página de informações do produto, devem sempre indicar claramente de qual parte da planta o óleo essencial é extraído.
Diferentes partes das plantas produzem óleos essenciais com cheiros diferentes. Por exemplo, a laranjeira amarga pode render 3 óleos essenciais distintos:
- A casca da fruta laranja amarga produz óleo essencial de laranja amarga;
- As folhas da laranjeira amarga produzem óleo essencial de petitgrain;
- As flores da laranjeira amarga produzem óleo essencial de neroli.
Portanto, certifique-se de que a parte da planta esteja claramente identificada no rótulo como: sementes, folhas, agulhas, cones, madeira, casca, raízes, flores, resinas, entre outros.
Método de extração
O rótulo e a embalagem, juntamente com a página de informações do produto, devem sempre indicar claramente como o óleo essencial foi extraído.
Os verdadeiros óleos essenciais são extraídos apenas através do processo de destilação a vapor, portanto, se você vir qualquer outro método descrito no rótulo ou na embalagem, saberá imediatamente que a substância aromática que está cheirando não é um óleo essencial, mas sim perfumado.
Existem outros métodos para extrair as moléculas aromáticas de plantas aromáticas – mas elas não produzem óleos essenciais. Outros métodos de extração incluem: o uso de solventes para extrair o aroma cria “absolutos” e o uso de CO2 liquefeito produz extratos de CO2, e as “infusões” sempre envolvem outro ingrediente como óleo vegetal, álcool, glicerina ou solubilizante sintético.
Quando você desejar comprar óleos essenciais puros e autênticos, certifique-se de que o método de extração seja a destilação, porque essa é a única maneira pela qual os verdadeiros óleos essenciais podem ser extraídos.
Garrafa de óleo essencial
A garrafa em que o óleo essencial é comercializado deve ser de vidro azul-cobalto ou âmbar-marrom, pois a substância é sensível à luz e pode perder suas propriedades se não for colocada no recipiente correto e armazenado em local próprio.
Portanto, na hora de comprar óleos essenciais verifique não apenas as informações sobre a produção do produto, mas também o frasco em que está disponibilizado para a venda.