Todo empresário sabe como é difícil manter uma empresa de pé em um país como o Brasil. Por isso a falência é um fantasma que já assombrou muitos empresários. Apesar disso existem formas de tentar evitar essa situação tão desagradavel.
Para evitar a falência da sua empresa alguns passos podem ser seguidos para impedir ou minimizar uma eventual situação como essa. A seguir vamos explorar cada um desses passos para impedir que sua empresa venha a chegar em uma situação como essa.
Passos para evitar a falência da sua empresa
A gestão de uma empresa pode ser bastante complicada com muitos percalços pelo caminho, onde muitas vezes pode parecer que você está jogando contra uma máquina de caça níquel a exemplo de sites como o https://casino.netbet.com/br/slots, onde tantas pessoas confundem ganhar dinheiro fácil com empreendedorismo, o que é um erro. Por isso, se o gestor não estiver atento, ele pode cair em muitas armadilhas que o mercado pode pregar.
Por conta disso, separamos alguns dos pontos no qual o empreendedor deve estar sempre de olho para evitar que sua empresa venha a ser vítima de uma falência.
Realize um planejamento
O planejamento é um item essencial para a saúde de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Portanto, se você pretende fazer sua empresa sobreviver, realize um planejamento prévio.
Busque ter um plano de negócio bem elaborado, onde todas as suas metas de curto, médio e longo prazo estejam bem especificadas, além de indicar qual o método para concretizar essas metas.
Busque por especialistas
A tomada de decisão dentro de uma empresa não é nada fácil. Por isso, você deve procurar por ajuda especializada, para que você possa tomar as melhores decisões baseadas no futuro da empresa, evitando a falência da sua empresa.
Portanto, contratar uma assistência jurídica pode ser uma ótima opção para ajudar nas tomadas de decisões da sua empresa. Assim com o apoio de uma boa assistência jurídica você tomará as decisões mais acertadas perante a lei.
Se sua empresa for de menor porte, onde não tem capacidade para contratar uma consultoria, uma opção mais viável para você seria buscar por conselhos de pessoas mais experientes que você nessa área.
Desvincule a pessoa física da pessoa jurídica
Se você é daquelas pessoas que acham que o dinheiro da empresa é seu, você não sabe o mal que está fazendo para o seu negócio. Você deve aprender a desvincular-se da empresa (pessoa jurídica).
Assim você deve estabelecer um valor condizente para ser o seu salário e qualquer outro valor passa a ser da empresa. Desta forma sua empresa passará a ter um caixa mais saudável e transparente, reforçando assim a capacidade da empresa de investir para o futuro.
Tomo cuidado ao assinar contratos
Ao assinar um contrato você deve se atentar a todas as cláusulas presentes, para evitar problemas futuros. Tenha certeza de estar compreendendo todas as suas obrigações impostas através do contrato.
Ao fazer isso, você estará evitando algumas possíveis situações problemáticas, como por exemplo uma quebra de contrato onde você não leu todas as cláusulas e precisa pagar uma multa inesperada.
Cuidado com os acordos trabalhistas
Problemas com direitos trabalhistas é um dos principais problemas que as empresas enfrentam. Isso ocorre devido a acordos trabalhistas mal redigidos, que levam a brechas contratuais que podem ser exploradas por parte do trabalhador.
Por isso você deve ficar atento aos contratos trabalhistas que são firmados em sua empresa. Portanto procure sempre redigir contratos bem específicos, com descrição detalhada das funções e obrigações. Desta forma você evita processos desnecessários que possam a vir prejudicar a saúde financeira da sua empresa, sendo esse um dos maiores motivos para falência da sua empresa.
Se atente a relação com o cliente
Outro passo que muitas pessoas ignoram, mas que podem fazer total diferença é o relacionamento com o cliente. Um mau relacionamento com o cliente pode ser fatal para a sua empresa, especialmente se você lida com consumidor final.
Por isso você deve buscar entregar o melhor serviço possível estabelecendo uma relação saudável com o seu cliente.
Se antecipe ao surgimento dos problemas
Durante sua jornada muitos problemas surgiram, por isso você deve se antecipar a eles. Se antecipar a um problema não significa propriamente eliminá-lo antes que ele chegue, mas sim estar preparado para quando ele chegar.
Assim, ao estudar o seu planejamento através do plano de negócios pode ser a chave para identificar futuros problemas de forma antecipada. Você deve saber que os problemas podem surgir em qualquer etapa ou processo de sua empresa, por isso é necessário estar preparado para lidar com eles.
Faça renegociações
Caso você chegue em uma situação na qual esteja difícil honrar os compromissos, você pode optar pela negociação. Assim você pode tentar conseguir melhores taxas com prazos maiores para quitar suas dívidas perante seus credores..
Ao fazer uma renegociação das dívidas você deve procurar honrar os novos prazos para evitar que a credibilidade de sua empresa seja perdida frente aos fornecedores, bancos e credores.
Afinal, é realmente possível evitar a falência da sua empresa?
O caminho de uma empresa é cheio de altos e baixos, onde certamente ela encontrará problemas. Estar preparado para esse tipo de situação é o mínimo que podemos fazer para evitar maiores dores de cabeça e tratar isso como menos possível, mas sempre lembrando de que nunca estará livre desse triste acontecimento.
Portanto esteja preparado para enfrentar futuros problemas e certifique-se de estar sempre um passo à frente. Com isso é possível evitar que a sua empresa chegue a um estado de falência.