Negócio e Gestão

Gestão de horas trabalhadas: 6 dicas de como melhorar

Saiba como otimizar o processo de horas trabalhadas dos funcionários da sua empresa a partir de 6 dicas de fácil implementação.

Como melhorar o processo de horas trabalhadas dos funcionários?

Controlar as horas trabalhadas dos colaboradores não significa apenas monitorar os seus horários de entrada e saída e contabilizar suas faltas, mas também utilizar todos os dados possíveis para que a produtividade e outros processos possam ser otimizados a partir dessa gestão de tempo.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para que você saiba o que é o processo de horas trabalhadas e conheça 6 dicas que vão fazer a diferença na hora da implementação desses processos. Boa leitura!

O que é o processo de horas trabalhadas?

O processo de horas trabalhadas dos funcionários é o conjunto de tarefas e procedimentos que impactam a gestão do tempo em que os colaboradores se dedicam a realizar as atividades da empresa.

Entre os exemplos mais claros da gestão de tempo e horas trabalhadas, temos: definição da jornada de trabalho, controle da jornada, registro e gestão de horas extras,monitoramento das horas para pagamentos de profissionais autônomos e acompanhamento da produtividade conforme as horas trabalhadas.

6 dicas para melhorar o processo de horas trabalhadas

Agora que você já sabe o que é o processo de horas trabalhadas, confira 6 dicas que vão te ajudar a colher melhores resultados com relação a ele.

Utilizar o modelo de registro de ponto mais adequado

A principal maneira de controlar as horas trabalhadas dos colaboradores é através do registro de ponto, que é também obrigatório para empresas que contam com mais de 20 funcionários.

Porém, para otimizar o processo de horas trabalhadas, colhendo dados com precisão e facilitando a vida tanto da empresa, quanto dos colaboradores, é fundamental estar antenado às facilidades tecnológicas que podem ser utilizadas para o registro de ponto.

O ponto eletrônico, por exemplo, pode ser feito de maneira digital em celulares ou tablets, bastando ao profissional o registro por meio de biometria ou reconhecimento facial para que ele indique o começo, término ou pausa do seu período.

Para a empresa, a principal vantagem de utilizar um sistema de ponto digital é a contabilização automática das horas trabalhadas, assim como faltas, atrasos e horas extras realizadas, permitindo que o setor de RH foque em soluções estratégicas.

Apostar no Timesheet

Como você viu, o controle de ponto é a principal maneira de controlar as horas trabalhadas dos funcionários, mas não a única.

Existem outras maneiras que trazem mais resultados justamente quando o esperado é otimizar esse processo, entre elas o uso de um Timesheet.

Timesheet é uma planilha de cálculo de horas, onde os colaboradores registram não os seus horários de entrada e saída, mas sim, o momento em que eles começam e terminam uma atividade.

Uma planilha de Timesheet pode ser feita de maneira manual ou automatizada, através de programas que realizam a contabilidade das horas trabalhadas em cada atividade e no projeto e entregam dados sobre a produtividade dos profissionais.

Para os gestores, a principal vantagem do uso dessa ferramenta está em poder acompanhar em que os profissionais estão se dedicando durante suas horas trabalhadas.

Já para os colaboradores, fazer o controle das próprias horas aumenta a sensação de autonomia e também da percepção da sua própria produtividade.

Capacitar os gestores

Para melhorar o processo de horas trabalhadas é importante que os gestores sejam capacitados, recebendo orientações de como eles devem gerir e distribuir as horas disponíveis para que sua equipe realize e finalize suas tarefas.

Ferramentas como o Timesheet, apresentado acima, também podem precisar de um treinamento para serem aproveitadas ao máximo.

Manter uma comunicação clara e transparente

Para saber exatamente onde e como as horas trabalhadas estão sendo gastas, a fim de as otimizar, a empresa deve investir em uma comunicação clara e transparente, fazendo com que os colaboradores se sintam à vontade e com autonomia para gerenciar também as suas horas.

Isso pode ser feito através do fortalecimento da cultura organizacional, como você verá logo abaixo.

Fortalecer a cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de valores, crenças e tradições que determina como a empresa se porta, tanto com o seu público externo quanto interno.

Os colaboradores de uma marca também fazem parte da cultura, ajudando em sua elaboração e desenvolvimento.

Práticas como uma comunicação clara e transparente, quando implementadas na cultura, ajudam a empresa a criar relações mais fiéis e duradouras, permitindo que os profissionais se sintam mais à vontade para melhorar o seu processo de horas trabalhadas rumo à excelência.

Avaliar os resultados e implantar melhorias

Otimizar o processo de horas trabalhadas dos funcionários é uma tarefa que exige paciência e testes, nem todos as medidas funcionam para todas as empresas.

Por conta disso, é fundamental avaliar os resultados obtidos durante a implementação das melhorias, e abrir um diálogo direto com os profissionais para que eles também indiquem as mudanças que gostariam de ver com relação ao controle das horas.

Invista na tecnologia

As principais soluções capazes de aprimorar o processo de horas trabalhadas são possíveis principalmente por conta dos avanços tecnológicos.

Sistemas digitais e automatizados de controle de ponto, além de seguros, facilitam a gestão das horas tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Já uma ferramenta automatizada de Timesheet é ideal para marcas que desejam dar o próximo passo rumo a uma maior produtividade.

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Luan Pinto