Um bom ambiente de escritório é sinônimo de melhor desempenho no trabalho. Não se trata apenas de conseguir um ambiente no qual as pessoas possam desenvolver seu potencial e ajudá-las a alcançar uma vida plena, mas também; em vez disso, de um ponto de vista exclusivamente corporativo, é um atalho para o sucesso empresarial.
O bom ambiente no escritório só gera benefícios. De um lado, os colaboradores estão mais motivados, desenvolvem-se profissionalmente, encontram o equilíbrio com a vida pessoal e relacionam-se melhor com os colegas. Por outro lado, a empresa recebe mais comprometimento, maior produtividade, lealdade, menos absenteísmo e a melhor versão de seus colaboradores.
Quais aspectos devem ser levados em consideração para ter um bom ambiente no escritório
Conseguir um bom ambiente pode parecer simples, mas no dia a dia de um escritório existem situações difíceis de gerir que podem criar um mau ambiente. É importante, portanto, tomar medidas prévias que criem um bom ambiente no escritório para, entre outras coisas, fortalecer os laços entre as pessoas, aumentar a resiliência e o comprometimento com a organização que possam amenizar eventuais problemas inesperados.
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Comunicação interna
A comunicação interna correta cria confiança e evita rumores que podem ser prejudiciais; especialmente em tempos de crise. Quando as pessoas estão bem-informadas em primeira mão, elas podem entender melhor cada situação e estão mais abertas para colaborar. Além disso, um trabalho contínuo de comunicação cria um bom ambiente no escritório, pois envolve todas as pessoas e as trata com igualdade.
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Horário
Embora seja verdade que alguns empregos têm limites de tempo difíceis, as pessoas ficam frustradas sem saber quando estarão livres ou como administrar seu dia. Portanto, é importante criar e respeitar os cronogramas acordados, estabelecendo e relatando possíveis exceções, se houver.
Hoje em dia, cada vez mais pessoas dispõem de horários flexíveis que lhes permitem realizar trabalhos com uma gestão eficiente do tempo; e, acima de tudo, com uma conciliação entre o trabalho e a vida pessoal que melhora o bem-estar, o humor e aumenta a felicidade.
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Tarefas e responsabilidades
Em algumas posições, novamente, é difícil delimitar as tarefas a 100%; mas você deve tentar concordar sobre quais são as responsabilidades e até que ponto elas vão; com uma remuneração adequada em cada caso.
Desta forma, evitam-se confrontos entre colegas, sobrecargas de trabalho e ressentimentos no escritório. O conhecimento de cada cargo, tarefa e responsabilidade permite que as equipes colaborem de forma mais eficiente, evitando atritos desnecessários.
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Desenvolvimento profissional
A expectativa de um futuro melhor é cada vez mais importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar ou permanecer nela. Um plano de desenvolvimento profissional motiva as pessoas, faz com que colaborem melhor e permite que avancem em seus objetivos.
Além de reter talentos, esses planos aumentam o bem-estar, pois se encarregam de oferecer as responsabilidades mais desejadas a cada pessoa, dando continuidade à sua formação, experimentando áreas de seu interesse e desenvolvendo a criatividade.
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Limpeza no escritório
Ninguém quer trabalhar em um escritório bagunçado ou sujo; E se o fizer porque não tem alternativa, nunca irá desenvolver o seu potencial ou contribuir da melhor forma para a concretização dos objetivos da empresa.
Mas uma correta limpeza de escritórios não se preocupa apenas em manter a higiene do ambiente; vai muito mais longe: cria espaços de trabalho saudáveis, melhora a qualidade do ar no escritório, elimina bactérias que causam doenças, reduz os resíduos gerados, não usa produtos químicos, preserva a integridade dos elementos do escritório, melhora a imagem do recinto etc.
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Atividades da equipe
Em uma empresa, é importante prestar atenção ao trabalho em equipe para fomentar a colaboração, o entendimento e os relacionamentos. Para isso, devem ser previstos espaços e técnicas que desenvolvam o trabalho entre pessoas ou equipes.
Além disso, algumas empresas também desenvolvem atividades relacionadas com o campo profissional, mas fora dele, como escapadelas, atividades de team Building, retiros; ou simplesmente, encontros culturais, de lazer, até mesmo em família, para uma dimensão mais pessoal. Esse tipo de ação melhora o relacionamento e permite que as pessoas se conheçam, criando laços de união.
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Promoção da saúde
Uma pessoa saudável é um trabalhador com menos baixas, mais produtivo e mais motivado. Por isso, é importante preservar a saúde dos colaboradores, começando pelo básico: limpeza e higiene, segurança no trabalho e ergonomia no escritório.
Mas você pode ir mais longe para obter melhores resultados. Por exemplo, promovendo o uso de bicicletas, oferecendo espaços de descanso, promovendo uma alimentação saudável, proporcionando instalações para exercícios etc.
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Respeito e atenção
Uma forma simples de criar um bom ambiente no escritório é atentar para as sugestões de todos os colaboradores, tendo-as em consideração na tomada de decisões e permitindo a liberdade de expressão, respeitando as suas considerações.
Três boas ferramentas para isso são o plano de comunicação interna, o treinamento dos gestores em técnicas de liderança e o estabelecimento de canais para fazer consultas, sugestões, reclamações ou propostas.
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Responsabilidade Social Corporativa
A atividade desenvolvida por uma empresa é importante para muitos dos seus colaboradores. E o mais importante é a forma como esta atividade é desenvolvida, pelo que a ética empresarial e o contributo para a melhoria da sociedade, do ambiente e da economia passam a ser fundamentais para a melhoria do bom ambiente de trabalho e a retenção de talentos. Essa contribuição é valorizada de acordo com as possibilidades de cada organização, permitindo que as pessoas se orgulhem de sua colaboração.
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Espaços adequados
Ter que fazer um trabalho e não ter o espaço ou os recursos certos é muito frustrante. Isso degenera em um ambiente ruim, discussões e desleixo. Portanto, antes de iniciar qualquer atividade, a empresa deve assegurar-se de que possui os meios materiais e os espaços adequados; bem como com a sua correta conservação (manutenção, cuidado, limpeza e ordem) e um adequado abastecimento de consumíveis.
Manter o bem-estar emocional e preservar a saúde das pessoas que trabalham na empresa é uma obrigação por parte da empresa. E manter um bom ambiente no escritório também é uma vantagem competitiva que deve ser aproveitada para desenvolver todo o talento e capacidade da organização para atingir todos os seus objetivos.
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