Negócio e Gestão

10 aspectos a serem levados em consideração para alcançar um bom ambiente no escritório

10 aspectos a serem levados em consideração para alcançar um bom ambiente no escritório
Written by Carlorina Santos

Um bom ambiente de escritório é sinônimo de melhor desempenho no trabalho. Não se trata apenas de conseguir um ambiente no qual as pessoas possam desenvolver seu potencial e ajudá-las a alcançar uma vida plena, mas também; em vez disso, de um ponto de vista exclusivamente corporativo, é um atalho para o sucesso empresarial.

O bom ambiente no escritório só gera benefícios. De um lado, os colaboradores estão mais motivados, desenvolvem-se profissionalmente, encontram o equilíbrio com a vida pessoal e relacionam-se melhor com os colegas. Por outro lado, a empresa recebe mais comprometimento, maior produtividade, lealdade, menos absenteísmo e a melhor versão de seus colaboradores.

 

Quais aspectos devem ser levados em consideração para ter um bom ambiente no escritório

Conseguir um bom ambiente pode parecer simples, mas no dia a dia de um escritório existem situações difíceis de gerir que podem criar um mau ambiente. É importante, portanto, tomar medidas prévias que criem um bom ambiente no escritório para, entre outras coisas, fortalecer os laços entre as pessoas, aumentar a resiliência e o comprometimento com a organização que possam amenizar eventuais problemas inesperados.

 

  1. Comunicação interna

A comunicação interna correta cria confiança e evita rumores que podem ser prejudiciais; especialmente em tempos de crise. Quando as pessoas estão bem-informadas em primeira mão, elas podem entender melhor cada situação e estão mais abertas para colaborar. Além disso, um trabalho contínuo de comunicação cria um bom ambiente no escritório, pois envolve todas as pessoas e as trata com igualdade.

 

  1. Horário

Embora seja verdade que alguns empregos têm limites de tempo difíceis, as pessoas ficam frustradas sem saber quando estarão livres ou como administrar seu dia. Portanto, é importante criar e respeitar os cronogramas acordados, estabelecendo e relatando possíveis exceções, se houver.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas dispõem de horários flexíveis que lhes permitem realizar trabalhos com uma gestão eficiente do tempo; e, acima de tudo, com uma conciliação entre o trabalho e a vida pessoal que melhora o bem-estar, o humor e aumenta a felicidade.

 

 

  1. Tarefas e responsabilidades

Em algumas posições, novamente, é difícil delimitar as tarefas a 100%; mas você deve tentar concordar sobre quais são as responsabilidades e até que ponto elas vão; com uma remuneração adequada em cada caso.

Desta forma, evitam-se confrontos entre colegas, sobrecargas de trabalho e ressentimentos no escritório. O conhecimento de cada cargo, tarefa e responsabilidade permite que as equipes colaborem de forma mais eficiente, evitando atritos desnecessários.

 

  1. Desenvolvimento profissional

A expectativa de um futuro melhor é cada vez mais importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar ou permanecer nela. Um plano de desenvolvimento profissional motiva as pessoas, faz com que colaborem melhor e permite que avancem em seus objetivos.

Além de reter talentos, esses planos aumentam o bem-estar, pois se encarregam de oferecer as responsabilidades mais desejadas a cada pessoa, dando continuidade à sua formação, experimentando áreas de seu interesse e desenvolvendo a criatividade.

 

  1. Limpeza no escritório

Ninguém quer trabalhar em um escritório bagunçado ou sujo; E se o fizer porque não tem alternativa, nunca irá desenvolver o seu potencial ou contribuir da melhor forma para a concretização dos objetivos da empresa.

Mas uma correta limpeza de escritórios não se preocupa apenas em manter a higiene do ambiente; vai muito mais longe: cria espaços de trabalho saudáveis, melhora a qualidade do ar no escritório, elimina bactérias que causam doenças, reduz os resíduos gerados, não usa produtos químicos, preserva a integridade dos elementos do escritório, melhora a imagem do recinto etc.

 

  1. Atividades da equipe

Em uma empresa, é importante prestar atenção ao trabalho em equipe para fomentar a colaboração, o entendimento e os relacionamentos. Para isso, devem ser previstos espaços e técnicas que desenvolvam o trabalho entre pessoas ou equipes.

Além disso, algumas empresas também desenvolvem atividades relacionadas com o campo profissional, mas fora dele, como escapadelas, atividades de team Building, retiros; ou simplesmente, encontros culturais, de lazer, até mesmo em família, para uma dimensão mais pessoal. Esse tipo de ação melhora o relacionamento e permite que as pessoas se conheçam, criando laços de união.

 

  1. Promoção da saúde

Uma pessoa saudável é um trabalhador com menos baixas, mais produtivo e mais motivado. Por isso, é importante preservar a saúde dos colaboradores, começando pelo básico: limpeza e higiene, segurança no trabalho e ergonomia no escritório.

Mas você pode ir mais longe para obter melhores resultados. Por exemplo, promovendo o uso de bicicletas, oferecendo espaços de descanso, promovendo uma alimentação saudável, proporcionando instalações para exercícios etc.

 

  1. Respeito e atenção

Uma forma simples de criar um bom ambiente no escritório é atentar para as sugestões de todos os colaboradores, tendo-as em consideração na tomada de decisões e permitindo a liberdade de expressão, respeitando as suas considerações.

Três boas ferramentas para isso são o plano de comunicação interna, o treinamento dos gestores em técnicas de liderança e o estabelecimento de canais para fazer consultas, sugestões, reclamações ou propostas.

 

  1. Responsabilidade Social Corporativa

A atividade desenvolvida por uma empresa é importante para muitos dos seus colaboradores. E o mais importante é a forma como esta atividade é desenvolvida, pelo que a ética empresarial e o contributo para a melhoria da sociedade, do ambiente e da economia passam a ser fundamentais para a melhoria do bom ambiente de trabalho e a retenção de talentos. Essa contribuição é valorizada de acordo com as possibilidades de cada organização, permitindo que as pessoas se orgulhem de sua colaboração.

 

  1. Espaços adequados

Ter que fazer um trabalho e não ter o espaço ou os recursos certos é muito frustrante. Isso degenera em um ambiente ruim, discussões e desleixo. Portanto, antes de iniciar qualquer atividade, a empresa deve assegurar-se de que possui os meios materiais e os espaços adequados; bem como com a sua correta conservação (manutenção, cuidado, limpeza e ordem) e um adequado abastecimento de consumíveis.

Manter o bem-estar emocional e preservar a saúde das pessoas que trabalham na empresa é uma obrigação por parte da empresa. E manter um bom ambiente no escritório também é uma vantagem competitiva que deve ser aproveitada para desenvolver todo o talento e capacidade da organização para atingir todos os seus objetivos.

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Carlorina Santos