Negócio e Gestão

O que é comunicação empresarial

Uma boa estratégia de comunicação empresarial requer um bom planejamento de frequência de exposição. Saiba o que é e como medi-lo!

Uma boa estratégia de comunicação empresarial deve ter como objetivo manter a marca sempre à vista do seu público para que a sua presença no mercado se solidifique e seus valores são bem comunicados.

Por fim, uma frequência de presença constante e positiva é essencial para posicionar uma empresa e mantê-la em dia com o seu público-alvo.

Nos últimos anos, a forma como as notícias são consumidas mudou drasticamente. E isso trouxe consigo novos e relevantes desafios para as estratégias de comunicação corporativa.

Hoje, as pessoas estão mais conectadas. Ao mesmo tempo, os meios de obtenção de informações são mais diversos.

Antes de discutir o impacto dessa mudança de comportamento no desenho de uma estratégia de comunicação empresarial eficaz, é importante explicar o papel da frequência de exposição. Leia até o fim para entender melhor.

 

Como transformar sua empresa por meio de uma comunicação empresarial eficiente

A sobrevivência de qualquer empresa é sempre um desafio. Muitas vezes, um elemento muito simples é completamente perdido e ignorado em outros objetivos, planos e requisitos de negócios. Acredite em mim, a comunicação da sua empresa é um fator crítico de sucesso.

Investir em uma estratégia de comunicação pode abranger vários objetivos de negócios e até mesmo transformar completamente toda a sua operação. Afinal, a comunicação é uma habilidade forte e indispensável para o nosso desenvolvimento também a nível pessoal.

Nos próximos tópicos iremos aprofundar esta discussão sobre como uma boa comunicação empresarial é possível e como ela pode beneficiar sua empresa de várias maneiras. De uma chance!

 

Metas de negócios

Muitas empresas operam sem uma meta. Definir pelo menos um objetivo, mesmo que de longo prazo, é importante na gestão de toda a operação da empresa. As metas de negócios geralmente estão relacionadas a:

  • crescimento e expansão;
  • vendas e receitas.

Depende do tipo de negócio, tamanho, mercado, etc. Agora é interessante avaliar como a comunicação se alinha a esses objetivos. Se uma empresa deseja aumentar suas vendas, deve investir em marketing e publicidade e estimular suas equipes internas a atingir seus objetivos.

Para fortalecer sua marca e entrar em novos mercados, seja com o lançamento de novos produtos ou o desenvolvimento de novas regiões, também são necessárias medidas de comunicação que abranjam diversos canais e públicos-alvo e sigam um discurso coordenado.

 

Público-alvo e partes interessadas

Um ponto muito importante para qualquer campanha de comunicação é saber quem é o seu público-alvo. Com quem você quer falar? Quem deve ser afetado? Nesse ponto, a empresa precisa conhecer bem seus stakeholders e os grupos-alvo mais importantes.

Podemos subdividir aproximadamente os grupos-alvo externos e internos. Ambos os tipos requerem ações de comunicação específicas e, portanto, requerem um planejamento especial não apenas de suas equipes de comunicação e marketing, mas também da administração e da equipe.

 

Quem são os stakeholders da sua empresa?

E se as necessidades de comunicação são tão diversas, como você pode organizar essas tarefas?

 

Comunicação Integrada

Para evitar que a comunicação da sua empresa fique desatualizada ou inconsistente, a estratégia de comunicação integrada é uma ótima solução! A questão aqui é definir todas as frentes de comunicação, públicos-alvo, atividades e depois montar um calendário com as ações correspondentes de acordo com o padrão da empresa. As ações mais comuns em Comunicação Integrada são:

  • Branding (Gestão de Marca);
  • Comunicação Interna e Endomarketing;
  • Marketing e promoção;
  • Vendas, Relacionamento e Atendimento ao Cliente;
  • Relatórios e Demonstrações para o mercado;
  • comunidade e responsabilidade social.

Isso leva a um ambiente de trabalho mais organizado, eficiente e atencioso com as necessidades internas e externas.

 

Comunicação e dados

Todas essas necessidades de comunicação empresarial são facilitadas com ferramentas digitais, tanto para planejamento e produção, quanto para monitoramento e acompanhamento de métricas. Resumindo, suas estratégias de comunicação podem ser orientadas por dados para obter ainda mais resultados!

Para encerrar este artigo, encorajamos você a continuar suas pesquisas sobre comunicação e gestão empresarial.

Aqui, fornecemos exemplos suficientes de medidas que podem ser implementadas em empresas de todos os tamanhos e em todos os mercados. E por fim, você conhecerá ferramentas que geram, armazenam e analisam os dados de suas estratégias.

 

Regra de ouro

A regra de ouro é: Comunique-se ao avaliador e ele definirá a relevância da informação e o canal a ser utilizado. Muitas vezes algo não é relevante para a imprensa, mas para o público interno ou, por exemplo, para as redes sociais.

Comunicação é antes de mais nada colaboração. Entender isso pode ser a chave para o sucesso de um projeto em marketing, vendas, relações públicas e muitas outras linhas de interação para empresas de todos os tamanhos e setores.

A comunicação é um dos processos mais importantes de toda organização, manter o mesmo de maneira linear e horizontal vai aproximar o seu negócio de tudo que você precisa para atingir o sucesso do seu negócio.

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Luan Pinto