O que é Análise de Stakeholders?

O que é Análise de Stakeholders?

O que é Análise de Stakeholders? | Este artigo fornece uma explicação prática da Análise das Partes Interessadas. Após a leitura, você terá uma compreensão básica desta poderosa ferramenta de gestão de mudanças. Este artigo também contém um modelo para download e editável de Análise de Partes Interessadas. Confira os detalhes em nosso site.

O que é Análise de Stakeholders?

Uma Análise das Partes Interessadas é uma técnica para identificar as partes interessadas e suas necessidades em uma empresa, sistema, projeto ou outro processo. Isto diz respeito à avaliação do sistema ou da empresa e à questão se a mudança desse sistema terá impacto sobre as partes interessadas. O objetivo de uma análise das partes interessadas é identificar as partes interessadas e as relações entre elas e suas necessidades e, posteriormente, basear uma visão estratégica sobre isto.

Uma análise das partes interessadas é uma parte importante da gestão das partes interessadas. A ferramenta é utilizada em muitos cenários e campos. Geralmente, ao analisar um problema ou situação, uma análise das partes interessadas consiste em ponderar e equilibrar todas as necessidades contraditórias de todos os que afirmam estar envolvidos. O método exato pode ser diferente por situação. Uma análise das partes interessadas é conduzida em muitas situações diferentes: desde a gestão de projetos até a gestão financeira, e desde situações de crise ou desastre até grandes mudanças que estão sendo implementadas dentro das organizações.

Stakeholder é um termo amplo e diferentes pessoas são vistas como partes interessadas em diferentes situações e contextos. As partes interessadas de uma organização podem incluir funcionários, clientes, fornecedores e muito mais. Estes são apenas alguns grupos de partes interessadas. Em uma colisão, por exemplo, poderia haver outras partes interessadas ou partes envolvidas, como os motoristas, espectadores ou proprietários.

Intervenientes corporativos e influência das partes interessadas

As apostas são altas no mundo dos negócios e, muitas vezes, muito dinheiro está envolvido. Uma parte interessada de uma organização é uma pessoa que tem um interesse nas atividades conduzidas pela organização.

Como muitas pessoas diferentes estão envolvidas em uma organização, pode haver também interesses opostos. A análise das partes interessadas oferece uma ajuda para isso. De modo geral, podemos distinguir entre três tipos diferentes de partes interessadas. Estes são importantes para poder distinguir entre as partes interessadas no plano passo a passo mais tarde.

Stakeholders Primários

As principais partes interessadas são geralmente as partes interessadas dentro da organização. Eles também são chamados de partes interessadas internas. Estas partes interessadas estão envolvidas nas transações econômicas da organização. Exemplos incluem:

  • Clientes
  • Acionistas
  • Fornecedores
  • Credores
  • Investidores
  • Empregados

Os interesses das principais partes interessadas são significativos, particularmente quando se trata de investidores e credores. O artigo sobre contabilidade financeira mostra que estas duas partes interessadas são os principais usuários das peças financeiras da organização. Os acionistas são proprietários da organização, e seus interesses têm muito peso. Juntos, eles decidem como é o curso da organização.

Partes interessadas secundárias

As partes interessadas secundárias são geralmente partes interessadas externas, pessoas de fora da organização. Embora essas partes interessadas não participem diretamente de atividades econômicas com a organização, elas são afetadas por suas atividades comerciais e, portanto, cruciais para serem levadas em consideração ao realizar a análise das partes interessadas. Como o impacto dessas atividades pode ser significativo, essas partes interessadas também recebem muita atenção. Exemplos de partes interessadas secundárias incluem:

  • Comunidades
  • Ativistas
  • O público
  • Mídia
  • Sindicatos
  • Governos
  • Concorrentes

Stakeholders em outras Situações Comerciais

É importante entender que existem diferentes partes interessadas em diferentes contextos e situações. Em um nível corporativo, em nível de organização, as partes interessadas são outras pessoas que não nos departamentos menores de uma organização.

Contabilidade financeira

Como pode ser lido na contabilidade financeira, as informações obtidas através da contabilidade financeira são compartilhadas com usuários externos. Estas partes interessadas incluem principalmente investidores e credores.

Gerenciamento de projetos

As partes interessadas desempenham um papel importante no gerenciamento de projetos, já que muitas pessoas geralmente têm interesse em um projeto. As principais partes interessadas são pessoas que têm um efeito imediato no sucesso e no fracasso de um projeto, tais como os membros ou patrocinadores do projeto.

Análise das partes interessadas plano passo a passo

É essencial mapear as diversas partes interessadas porque elas podem ter um impacto significativo no sucesso de uma organização, projeto ou outro processo. Conduzir uma análise das partes interessadas através de uma ferramenta de mapa das partes interessadas ou de nosso modelo é uma parte fixa da gestão eficaz das partes interessadas. Há três etapas que devem ser seguidas na análise das partes interessadas.

Etapa 1: identificar todas as partes interessadas

Para poder se comunicar com as partes interessadas, elas devem primeiro ser identificadas. Portanto, é importante garantir que tanto as partes interessadas primárias quanto as secundárias tenham sido identificadas.

Ao fazer uma lista, pense em todos que possam ter influência sobre o projeto ou que possam ser influenciados por ele. As pessoas que se beneficiam do sucesso ou fracasso de um projeto ou organização também são importantes.

  • Quem pode ter um impacto negativo no sucesso do projeto ou da organização?
  • Foram identificados tanto os apoiadores quanto os oponentes?
  • Qual é a relação entre essas partes interessadas?

Passo 2: Avaliar os Stakeholders e Classificá-los por influência

Quando as partes interessadas tiverem sido identificadas, é importante classificá-las com base em seu impacto e poder. Os grupos de partes interessadas podem ser divididos posteriormente em toda a matriz de partes interessadas.

Etapa 3: Compreender as Stakeholders

É importante que o gerente de projeto ou gerente comercial saiba o que os interessados pensam de um projeto, e o que eles gostam ou não gostam nele. Isto permite ao gerente desenvolver uma perspectiva sobre o que as partes interessadas esperam ganhar com o projeto. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • As partes interessadas têm um interesse financeiro ou outro?
  • Quais informações são valiosas para eles e como isto pode ser melhor comunicado a eles?
  • Qual é a opinião deles?
  • Quem ou o que influencia sua opinião?
  • Existem relações mútuas entre as partes interessadas que possam mudar esta opinião?
  • Como evitar possíveis ações hostis?

As informações aqui obtidas são utilizadas para se ter uma ideia exata de quais partes interessadas exercem quanta influência e como essas partes interessadas podem ser tratadas da melhor forma possível.